Nan Goldin: da decadência à moda

4/13/2012

A fotógrafa americana Nan Goldin é conhecida por seu engajamento com as cenas new-wave/pós-punk e gay. Seu trabalho retrata justamente as personagens, arquétipos e ambientes que compõem tal cultura, sempre acrescentando toques de nudez e choque. Prostitutas, travestis, drogados, crianças e homossexuais são algumas das figuras que transitam pelas imagens de Goldin.

Pertencente mais ao ramo da fotografia artística, em 2009 ela mostrou que também tem talento para a fotografia de moda ao retratar a modelo Lara Stone numa edição da Vogue francesa.

Auto-retrato de Nan Goldin após levar surra do marido 

Assim como Annie Leibowitz registrava a imagem dos músicos e suas vidas junkie para a Rolling Stone, Goldin punha em foco uma parcela da juventude do fim dos anos 1970, começo dos 1980. A sexualidade, as drogas e um certo tom naturalista sempre andaram de mãos dadas nas fotografias da americana.

Misty Taboo

Isto é, a decadência é o "charme" da obra de Goldin. E isso chegou a incomodar alguns críticos, que diziam que as fotografias faziam o uso de heroína parecer glamuroso - daí o arquétipo fashion heroin chic. No entanto, em entrevista para o jornal britânico The Observer, em 2002, Goldin explicou que a estética que ela usava não era para vender perfumes e roupas, por exemplo. "Eu nunca tirei fotos de pessoas usando heroína para vender roupas. E eu tinha um pouco de problema com isso. Como essa campanha da Dior, na qual uma garota que está sofrendo de abstinência espirra o perfume Addict e, de repente, fica feliz. Eu acho isso realmente repreensível e maligno", justificou.

Algumas imagens da coleção “Balada da Dependência Sexual”

Por outro lado, aqui no Brasil, uma exposição com trabalhos recentes de Goldin foi censurada dois meses antes da abertura, por conta de conteúdo sexual explícito. A decisão foi tomada porque entendeu-se que havia fotografias envolvendo crianças e ato sexual, o que é proibido por lei no país. O patrocinador resolveu desistir da empreitada que, contudo, seguiu em frente no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.

Aberta até este último domingo, a compilação "Balada da Dependência Sexual" contou com a projeção de 720 slides, ou seja, 42 minutos que reúnem as principais fotografias feitas no período entre 1981 e 1996. Em estilo snapshot, as imagens registram a vida real de um grupo de amigos na cidade de Nova Iorque, nos anos 1980. Cenas de envolvendo drogas, sexo e violência caraterizam um primeiro momento, para então se seguir com o desaparecimento de grande maioria das personagens, os quais acabaram morrendo devido a overdose ou complicações por conta da AIDS.

 
Heartbeat

Nos anos 1990, Goldin também começou a se aproximar do mundo da moda, já fotografando uma imagem cotada a $5,588 atualmente. Foi no backstage de um desfile de Karl Lagerfeld, estilista alemão, onde ela captou a modelo James King.

James no Backstage do desfile de Karl Lagerfeld, Paris, 1995

Mas Goldin, de certo modo, sempre teve um olhar fashion em suas fotos - daí talvez o motivo de terem criticado a tendência da "glamurização das drogas" presente na fotografia de moda. Com as distorções próprias ao ambiente que a fotógrafa frequentava, bem como à temática na qual se focava, as imagens abaixo dão uma idéia de como seria a atuação de Goldin no mercado fashion.

Toon So e Yogo no palco de um bar, 1992

Catherine deitada na sauna (1985)

Cookie Mueller (sem data) e Rob Lowe (1984) para a Vanity Fair

E, enfim, em 2009, Goldin fez um ensaio com a modelo Lara Stone para a Vogue francesa. Intitulado "Lara en rêve" (ou Lara em sonhos), o editorial tem cores saturadas, como se quisesse dar impressão de filme vencido, além de retratos de nudez e uma imagem num quarto em luz vermelha, como se lembrasse um prostíbulo ou os ambientes que a fotógrafa costumava registrar em seus primeiros trabalhos.


You Might Also Like

1 comments